top of page
II Simpósio Internacional
REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS  - Babel: tradições, traduções e traições

 

Para este 2° evento, recorremos à imagem mítica de Babel e suas reedições no século XXI a fim de refletir sobre a problemática da interculturalidade e sua incidência nas artes da cena contemporânea (dança, teatro, performance).

A ideia de Babel: tradições, traduções e traições nasceu do desejo de discutir e experimentar de que forma as recentes manifestações da cena plasmam modos de comunicação espaço-temporal e colocam em contato não só diferentes culturas, mas modos de fazer-pensar-sentir-organizar provenientes de fontes referenciais e intertextualidades diversas. Dando conta de uma multiplicidade de formas espetaculares, essa cena contemporânea modela um território transcultural no qual dialogam o regional e o universal, as culturas consagradas e suas periferias.

Quantas línguas se falam nas artes da cena? Elas se entendem, traduzem, contagiam? E os infinitos apagamentos de fronteiras entre teatro, dança e performance, de que forma alinham-se a uma cultura e zeitgeist contemporâneos? Línguas e saberes se misturam, se entendem, desentendem, criando novas possibilidades de existência e resistência.

 

Tendo em conta tais indagações, a temática do evento foi organizada em três eixos:

 

EIXO 1 | Práticas e dramaturgias interculturais nas artes da cena

 

Coloca em foco pesquisas, programas ou projetos em artes da cenaque têm como eixo a interação de distintos grupos culturais, pertencentes a uma ou mais nações, estendendo-se ainda às inter-relações que se manifestam entre categorias sociais, políticas, etárias, religiosas, de gênero, dentre outras. Discute modos de treinamento, investigação de linguagem e processos artísticos em dança, teatro e performance que se interseccionam a teorias e práticas interculturais.

 

EIXO 2 | Artes da cena como prática política

 

Debruça-se sobre as relações entre arte e política, investigando de que maneira as artes da cena interpelam o contexto social onde emergem e mobilizam dinâmicas renovadas tanto de produção cênica, como de hábitos, afetos, comportamentos e modos de vida. Busca aprofundar entendimentos sobre como a dança, o teatro e a performance, em seus enlaces com a temática da interculturalidade, podem pensar-se como projeto político e ético, capaz de articular outras condições de poder, saber, ser, estar e viver.

 

EIXO 3 | Abordagens somáticas e modos de fazer cênicos: perspectivas transculturais

 

Interpela as práticas artísticas/pedagógicas que integram, ao seu fazer-pensar, métodos de expansão da percepção e da consciência, tais como as diversas abordagens da educação somática, o yoga, a meditação, o ensino-aprendizagem contemplativo, dentre outros. Coloca em fricção modos de conceituar, entender e utilizar o conhecimento somático em diferentes contextos, refletindo sobre implicações de ordem transnacional e transcultural.

 

O II Simpósio Internacional foi planejado com o propósito de propiciar uma dinâmica de encontros e compartilhamento entre artistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros por meio de atividades práticas/teóricas programadas em formatos diversos (mesas, workshops, residência artística, performances, encontros), que busquem articular constantemente os três eixos de discussão propostos.

 

Além dos convidados internacionais, o evento vem contando com uma Comissão Científica de abrangência internacional, composta por professores da América do Norte, Europa e América Latina, incluindo aqueles que desenvolvem suas pesquisas interfronteiras (Brasil/Portugal/América Latina), além de pesquisadores brasileiros de várias instituições do país (UNIRIO, UFMG, UFSM, UNESP, USP).

 

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA 

Universidade Estadual de Campinas 

Reitor: Prof. Dr. Marcelo Knobel

Pró-Reitor de Pós-Graduação: Prof. Dr. André Tosi Furtado 

Diretora do Instituto de Artes: Profa. Dra. Gracia Navarro 

Diretor associado: Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho

Coordenadora do CPG-IA: Profa. Dra. Mariana Baruco M. Andraus 

Coordenadora do PPG Artes da Cena: Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi

 

REALIZAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena

Coordenação geral: Profas. Dras. Ana Cristina Colla e Silvia Maria Geraldi

 

CONCEPÇÃO

Profa. Dra. Ana Cristina Colla

Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici

Profa. Dra. Holly Elizabeth Cavrell

Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi

Profa. Dra. Verônica Fabrini M. Almeida

 

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO

Profa. Dra. Ana Cristina Colla

Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici

Profa. Dra. Holly Elizabeth Cavrell

Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi

Profa. Dra. Verônica Fabrini M. Almeida

Hariane Eva Serra Georg (Doutoranda do PPG Artes da Cena, UNICAMP)

Raíssa Carolina Brito Costa (Doutoranda do PPG Artes da Cena, UNICAMP)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Jill I. Green (UNCG/USA)

Prof. Ms. Paul Heritage (QMUL/UK)

Prof. Dr. Daniel Reis Plá (UFSM/RS)

Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro (UNESP/SP)

Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria (UNILA/PR)

Prof. Dr. Renato Ferracini (LUME/UNICAMP/SP)

Profa. Dra. Graziela Estela Fonseca Rodrigues (UNICAMP/SP)

Prof. Dr. Matteo Bonfitto Junior (UNICAMP/SP)

Prof. Dr. Mário Alberto de Santana (UNICAMP/SP)

Profa. Dra. Mariana Baruco M. Andraus (UNICAMP/SP)

Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi (UNICAMP/SP)

 

COMISSÃO EDITORIAL

Coordenação geral: Profa. Dra. Larissa de Oliveira Neves Catalão

Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra)

Prof. Dr. Rodrigo Spina

 

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO

Andreia Cristina Oliveira Ribeiro


PRODUÇÃO E APOIO EXECUTIVO

André Sarturi, Andressa Moretti, Chavannes Procópio Péclat, Danny Gabriel Pérez Nanclares, Elisa Abrão, Fausto Ribeiro, Flávia Pagliusi, Hariane Eva Serra Georg, Isabel Thaler, Isabela Berto, Isabella Amaral Soares, Juliana Tarumoto, Laís Rosa, Lis Nasser Marques, Luciana Mizutani, Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin, Marília Mattos de Oliveira, Nicole Blach, Nicolli Maronese Tortorelli, Raíssa Caroline Brito Costa.


EQUIPE TÉCNICA

Airton César de Oliveira, Anderson da Silva Bonato, Chico Barganian, Daniel Salvi, Fernando Ramos, Luiz Antonio Gasparin, Roberto Mercúrio Nicolucci, Rogério Israel Augusto


PROGRAMAÇÃO VISUAL E SITE

Tiago Bassani

 

 

>> CONVIDADOS:

 

CONVIDADOS EXTERNOS

 

Profa. Dra. Jill I. Green (UNCG, USA)

Jill Green é professora doutora do Departamento de Dança da Universidade de Carolina do Norte, Greensboro, EUA. Conduz pesquisas e ensina educação somática, prática e teoria do corpo, pesquisa pós-positivista e pedagogia da dança. Seus trabalhos têm sido publicados em diversas revistas e livros (acesso a algumas publicações pelo link: https://libres.uncg.edu/ir/uncg/clist.aspx?id=1507). Atuou como professora pela Fulbright (Finlândia) e foi coeditora do Dance Research Journal. É professora certificada em Kinetic Awareness®, dirigindo um programa de formação prática para estudantes. Sua atual pesquisa está focada em questões sócio-políticas e de gênero relacionadas ao corpo na dança e na dança educação (Teoria Social Somática, termo cunhado pela autora).

 

Prof. Ms. Paul Heritage (QMUL, UK)

Professor de Teatro e Performance da Queen Mary, University of London, Paul é Diretor Artístico de People’s Palace Projects. Por mais de duas décadas, criou projetos artísticos em prisões no Brasil e no Reino Unido, alcançando milhares de pessoas entre detentos, agentes penitenciários e familiares de detentos, em projetos premiados ligados a questões como HIV/AIDS e direitos humanos. Como produtor, trabalhou com grandes instituições britânicas, levando algumas das mais importantes companhias artísticas brasileiras ao Reino Unido. Dentre os programas de pesquisa prática que desenvolve continuamente estão Encounters Beyond Text: Art Transforming Lives, Fórum Shakespeare, que já foi realizado em 5 capitais brasileiras; e Pontos de Contato, um projeto de intercâmbio cultural para artistas, formuladores de políticas e financiadores culturais. Recentemente (2015-2017), foi também co-investigador da pesquisa transnacional TACE – A Arte do Intercâmbio Cultural, desenvolvida entre Brasil e Londres.

 

Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria (UNILA/PR)

Ator, diretor teatral e artista-educador. Possui Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Concluiu o Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de São Paulo - USP (Teoria e História do Teatro, 2004) e Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Formação de ator, 1992). Foi Professor Substituto nos Cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É Professor Adjunto II nos cursos de Graduação em Letras, Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA. É Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada na UNILA. Coordenador, Diretor e Ator-pesquisador da Comparsaria Teatro.

 

Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro (UNESP/SP)

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Filosofia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes. Integra o Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp. Dedica-se à pesquisa em artes focadas no teatro, na performance, na dança brasileira e no teatro popular. É autora dos livros: “Noverre: Cartas sobre a Dança” (Edusp, 2002) – prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, de melhor pesquisa em dança – e “Dança Popular: Espetáculo e Devoção” (Terceiro Nome, 2011), prêmio de melhor roteiro e pesquisa para filme homônimo no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro. Membro da Associação Cultural Cachuera! desde 1981.

 

Profa. Ms. Daniella de Araujo Lima (Dani Lima, PUC-RJ)

Graduada em Jornalismo pela PUC-RJ e Mestre em Teatro pela Uni-Rio, fez parte do corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança, do Centro Universitário da Cidade/UniverCidade RJ de 2001 a 2009. É professora do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Publicou os livros “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007) e “Gesto: Práticas e Discursos” (2012). Sua formação artística abarca técnicas de balé, dança contemporânea, contato-improvisação, educação somática, artes circenses, teatro e performance. Foi fundadora e integrante do grupo Intrépida Trupe por 13 anos. Desde 1997 dirige sua própria companhia de dança Cia Dani Lima com a qual realizou dezenas de espetáculos pelo Brasil e no mundo e recebeu diversos prêmios.

 

Profa. Dra. Cibele Forjaz Simões (USP, SP)

Diretora e iluminadora teatral, professora e pesquisadora em Artes Cênicas. Graduada em Artes Cênicas com habilitação em direção teatral pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Artes (2008) e Doutorado em Artes Cênicas (2013), pela Universidade de São Paulo (USP). É docente e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) desde 2006, onde leciona iluminação e direção teatral na graduação (Bacharelado e Licenciatura) e História e Estética da iluminação cênica e encenação teatral no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Em 30 anos de teatro profissional, participou ativamente de três coletivos de teatro: A Barca de Dionísos (1985-1991); Teatro Oficina Uzyna Uzona (1992-2001); e Cia. Livre (1999 até o presente). Ganhou vários prêmios, entre eles, APCA 1989, Mambembe 1996, APCA 1998, Qualidade Brasil 2002, APCA e Shell 2004, Shell 2007, APCA 2010 e Prêmio Governador de Estado 2015 - Teatro.

 

Lu Favoreto (Artista e diretora da Cia Oito Nova Dança, SP)

Atua profissionalmente como bailarina, coreógrafa, professora de dança e preparadora corporal/direção de movimento para as artes cênicas. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas. Em 1987 iniciou sua investigação sobre a relação entre estrutura corporal e movimento vivenciado, tendo como orientadores Zélia Monteiro e Klauss Vianna. Em 1995, fundou o Estúdio Nova Dança em São Paulo, espaço voltado ao ensino, pesquisa e criação. Desenvolveu seu trabalho didático ministrando aulas no Estúdio Nova Dança entre 1995 e 2006, foi professora da Faculdade de Dança UNIMES-Santos/SP (1995-96) e da Faculdade de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi (de 1999 a 2009). Integrou a Cia. Nova Dança, sob a direção de Adriana Grechi. Em fevereiro de 2000 fundou a Cia Oito Nova Dança, na qual trabalha como diretora e bailarina. Entre 2007 e 2013, integrou o Núcleo de Improvisação coordenado por Zélia Monteiro; e desde 2009 tem como parceira a diretora de teatro Cibele Forjaz.

 

Prof. Dr. Daniel Reis Plá (UFSM/RS)

Ator, diretor e professor adjunto no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do GT Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de si da ABRACE e dos grupos de pesquisa “CRIA – Artes e Interdisciplinaridade” e “Cena Expandida e diálogos transculturais”. Lidera o Grupo de Investigação em Performance, Treinamento e práticas de Plena Atenção. Colaborador do Centre for Psychophysical Performance Research, na Universidade de Huddersfield/UK, onde desenvolveu, entre 2015 e 2016, estágio pós-doutoral com o projeto “Treinamento Psicofísico e meditação: Práticas de criação no processo de formação do ator”. 

 

CONVIDADOS INTERNOS

 

Prof. Dr. Marcelo Ramos Lazzaratto (UNICAMP/SP)

Ator e diretor formado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP, é Prof. Doutor em Interpretação e Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas e do PPG Artes da Cena, Instituto de Artes da UNICAMP. Em 2000 cria a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, na qual exerce a função de diretor artístico, tendo realizado, entre outros, os espetáculos: “ A Ilha Desconhecida”, de José Saramago; “A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke; “Do Jeito que Você Gosta”, de William Shakespeare; “Ifigênia”, de Cássio Pires; “O Jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchekhov; “Sala dos Professores”, de Leonardo Cortez e concebeu e dirigiu “Diásporas”. Também como diretor encenou, entre outras, “Ricardo III”, “A Tempestade” e “A Tragédia de Romeu e Julieta”, de William Shakespeare.

 

Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) (UNICAMP/SP)

Professora-doutora do Curso de Dança e do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP. Possui graduação em Ciências Sociais pela FFLCH/USP (1989), mestrado em Artes (1997) e doutorado em Educação (2010) pela UNICAMP. Finalizou em (2016) uma pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação da ECA/USP. Pesquisa atualmente as relações entre processos de criação e pedagogias da dança em diferentes contextos sócio-espaciais, com ênfase nas dimensões somáticas, relacionais e políticas da experiência dançante.  Integra o grupo de pesquisa “Prática como pesquisa: processos de produção da cena contemporânea”.

 

Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici (UNICAMP/SP)

Professor livre-docente na área de Teorias do Teatro e da Performance pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Autor dos livros "Antonin Artaud: Teatro e Ritual" e "O ator-performer e as poéticas da transformação de si". É líder do grupo de pesquisa, "Cena expandida e diálogos transculturais". Coordena o Grupo de Trabalho "Artes performativas, modos de percepção e práticas de si", na ABRACE. Faz parte do conselho editorial da revista "Performance and Mindfulness Journal", vinculada a Universidade de Huddersfield, UK. É membro da "International Federation for Theatre Research". Dramaturgista e dramaturgo premiado pela peça "As Velhas Fiandeiras".
 

Profa. Dra. Verônica Fabrini M. Almeida (UNICAMP/SP)

Atriz e Encenadora, é Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela UNICAMP, Doutora em Teatro pela USP com pós-doutorado em Teatro e Filosofia na Universidade de Lisboa. Professora do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP desde 1992, tem como campos de investigação processos criativos, estudos do imaginário, feminismo e pensamento de-colonial. É fundadora e diretora artística da Boa Companhia, companhia de teatro experimental, desde 1992, e da Rosa dos Ventos- Casa das Artes em 2007. 

 

 

>> PROGRAMAÇÃO:
OUTUBRO | 2017
09|10
SEGUNDA-FEIRA

9h00 - 14h00 >>>> 

Residência Artística - Paul Heritage (QMUL, UK)

 

 

17h00 >>>>

Credenciamento e Abertura do II Simpósio 

Internacional

19h00 >>>>

Performance de Abertura 

"Diásporas", direção de Marcelo Lazzaratto (UNICAMP, BR)

10|10
TERÇA-FEIRA

9h00 - 12h00 >>>>

Workshop 1 - Daniel Plá (UFSM, BR)

9h00 - 14h00 >>>>

Residência Artística - Paul Heritage

14h00- 15h30 >>>>

Encontro - Fernando Faria (UNILA, Foz do Iguaçu, BR)

16h00 - 18h00 >>>>

Mesa 1

Paul Heritage (QMUL, UK) e Marianna Monteiro (UNESP, BR) | Mediação - Verônica Fabrini  (UNICAMP, BR)

19h00 >>>>

Vídeo Instalação "Emoticon / Dança Carioca" de Dani Lima (PUC-RJ, BR)

Bate-papo com Dani Lima. 

11|10
QUARTA-FEIRA

9h00 - 12h00 >>>>

Workshop 2 - Jill Green (UNCG, USA)

9h00 - 14h00 >>>>

Residência Artística - Paul Heritage (QMUL, UK)

12h00- 15h30 >>>>

Vídeo Iinstalação "Emoticon / Dança Carioca" de Dani Lima (PUC-RJ, BR)

16h00 - 18h00 >>>>

Mesa 2

Dani Lima (PUC-RJ, BR) e Cibele Forjaz (USP, BR) Mediação - Ana Terra (UNICAMP, BR)

19h00 >>>>

Performance 

"Xapiri Xapiripê", de Lu Favoreto - Direção de Cibele Forjaz

Bate-papo com Lu Favoreto e Cibele Forjaz (USP, SP)

12|10
QUINTA-FEIRA 

9h00 - 12h00 >>>>

Workshop 3 - Lu Favoreto (SP, BR) 

9h00 - 14h00 >>>>

Residência Artística - Paul Heritage (QMUL, UK)

14h00 - 15h30 >>>>

Open Space 

Encontro entre docentes convidados e da UNICAMP

16h00 - 18h00 >>>>

Mesa 3 

Jill Green (UNCG, USA) e Cassiano Quilici (UNICAMP, BR) | Mediação: Daniel Plá (UFSM, BR) 

19h00 >>>> 

Performance 

Apresentação do resultado da Residência Artística de Paul Heritage (UK BR)

DETALHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Título: Shakespeare, mitos e contemporaneidade brasileira

Resumo: A beleza em Shakespeare está em sua humanidade latente, em sua capacidade de dialogar com todos os extratos sociais com a mesma força. As peças de Shakespeare exploram todas as formas de jogos sociais possíveis, dos universais aos mais íntimos, revelando os mitos que cercam as nossas vidas, tão relevantes nos dias de hoje quanto eram há 400 anos atrás. A partir de prática e teoria, iremos observar cenas de clássicos textos do bardo e pensar juntos como esses jogos sociais se desenvolvem na contemporaneidade, em especial na sociedade brasileira.

A residência prevê apresentação de resultados no dia 12 de outubro, como fechamento dos trabalhos do II Simpósio Internacional.

 

Informações gerais:

Artista Residente: Prof. Ms. Paul Heritage (QMUL, UK)

Período: 09 a 12 de outubro, das 09h00 às 14h00 (com excessão do dia 12, que inclui apresentação às 19hs)

Local: Instituto de Artes da UNICAMP

Público-Alvo: alunos da Graduação (dança e teatro) e da Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP

 

 

WORKSHOPS

Os workshops práticos buscarão dialogar com os enfoques discutidos nas mesas e nas performances, como segue:

 

Workshop 1 |

Dispositivos de Sentir, conduzido pelo Prof. Dr. Daniel Reis Plá (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, BR)

Resumo: Este workshop visa explorar as relações entre o treinamento do ator e a meditação no processo de criação. Nesse sentido, serão realizadas práticas ligadas ao exercício da atenção sobre o corpo (awareness), investigando exercícios, movimentos e ações físicas como dispositivos de auto-observação e disparadores do processo criativo.

 

Workshop 2 |

Kinetic Awareness: The Ball Work, conduzido pela Profa. Dra. Jill I. Green (University of North Carolina at Greensboro - UNCG, USA)

Resumo: Kinetic Awareness® (KA) é um sistema de reeducação do movimento desenvolvido por Elaine Summers que provê uma oportunidade de explorar possibilidades de movimento. Pelo fato do sistema utilizar bolas de borracha para ampliar a consciência do corpo e liberar o excesso de tensão muscular, KA é sempre referido como “o trabalho da bola”. Este workshop irá explorar exercícios experienciais que focalizam a conexão entre KA e improvisação. Ele facilitará o engajamento a processos criativos através da exploração da prática somática que encoraja improvisação através de um estruturado conjunto de apontamentos.

 

Workshop 3 |

Corpo em Devir – processo criativo de Xapiri Xapiripê conduzido pela artista e professora Lu Favoreto (São Paulo, BR)

Resumo: O workshop enfocará aspectos do processo de criação da obra Xapiri Xapiripê. Partiremos do trabalho de investigação da relação entre estrutura corporal, movimento fundamental, movimento vivenciado e criação em dança. Como estratégia para realização desse encontro, transitaremos entre teoria e prática, técnica e criação, corpo e imaginação, realidade e invenção… organizando e lapidando a matéria criativa para a comunicação.

 

Informações gerais:

Duração de cada workshop: 3 horas

Local: Instituto de Artes da UNICAMP

Público-Alvo: alunos de Graduação e de Pós-Graduação em Artes da Cena (dança, teatro, performance), por meio de inscrição prévia

 

ENCONTROS

 

Encontro com Prof. Dr. Fernando M. Faria (Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA/PR, BR)

Tem por finalidade colocar o público em contato com a experiência que a UNILA vem desenvolvendo no que se refere ao intercâmbio acadêmico e de cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e demais países da América Latina, se extendendo à atuação do docente nos cursos de Letras - Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual, em disciplinas voltadas à performance, improvisação e dramaturgia.

 

Open Space

O Open Space se propõe a ser um espaço livre para a troca de ideias entre os pesquisadores convidados e os docentes do PPG em Artes da Cena da UNICAMP. A intenção é que esse encontro não seja apenas acadêmico, mas que também se constitua como um território fértil de diálogo, ideias e ações entre os pesquisadores. Programado para acontecer no último dia do Simpósio, o Open Space pretende gerar um ambiente de confraternização e de estabelecimento de laços fraternos entre os integrantes do evento.

 

PERFORMANCES

 

Diásporas – Concebido e dirigido por Marcelo Lazzaratto, DIÁSPORAS é o novo trabalho da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico que lança um olhar sobre os movimentos populacionais que ocorreram ao longo dos tempos e que, nesse mundo globalizado, sacodem as estruturas, ressignificam geografias e territórios, trazem para a agenda dos governantes e empresários dos conglomerados financeiros, para os intelectuais de diversas disciplinas, para os artistas e cidadãos de todo o mundo o complexo debate entre identidade e alteridade. Com 45 atores em cena, o espetáculo foi construído em parceria com duas jovens companhias, Cia. Histriônica de Teatro e Os Barulhentos, ambas sediadas em Campinas, que trataram das questões dos imigrantes e refugiados em seus trabalhos mais recentes, dirigidos por integrantes da Cia. Elevador. Conta também com ex-integrantes da Cia. Elevador que construíram esses 17 anos de companhia. Tem dramaturgia de Cassio Pires, cenário e figurino de Chico Spinosa e musica composta por Greg Slivar; além dos membros da equipe técnica e de execução, perfazendo mais de 60 pessoas.

 

Emoticon / Série Dança Carioca, Vídeo Instalação com mediação de Daniella de Araujo Lima (Dani Lima, PUC-RJ, BR) – O projeto Emoticon foi criado originalmente no contexto da residência artística Brasil-Holanda – HOBRA, em julho de 2016, resultado de uma parceria entre os coreógrafos Dani Lima, Fernando Belfiore e a videasta Clara Cavour. O projeto relaciona dança, vídeo e artes visuais através da criação de um arquivo de retratos gestuais. Toma como base o questionário "The experimental Generation of Interpersonal Closeness", do psicólogo social Arthur Aron, e convida pessoas para uma conversa de 15 minutos mediada pela câmera de vídeo. A Série Dança Carioca é dedicada a retratar artistas da dança carioca que participaram da história do Festival Panorama nos últimos 25 anos.

 

Xapiri Xapiripê, lá onde a gente dançava sobre espelhos – Apresentação de versão solo da obra por Lu Favoreto, direção cênica e luz de Cibele Forjaz (USP, BR). O trabalho que deu origem ao espetáculo Xapiri Xapiripê tem sua gênese no encontro entre a pesquisa da Cia. Livre, da qual Cibele Forjaz é diretora artística, e da Companhia Oito Nova Dança, de Lu Favoreto. As duas companhias vinham trabalhando, cada qual em sua área de atuação específica, com uma pesquisa teórica e prática a partir da antropologia brasileira, mais especificamente, sobre o universo ameríndio. Através de orientação filosófica, ambas as artistas desembocaram no conceito de perspectivismo ameríndio, desenvolvido por Eduardo Viveiros de Castro e, após quatro anos e com a parceria fundamental da Cia. Livre, com Cibele Forjaz e Lucia Romano, desenvolveram o espetáculo Xapiri Xapiripê, lá onde a gente dançava sobre espelhos.

 

Performance de encerramento do evento, apresentação do resultado da Residência Artística “Shakespeare, mitos e contemporaneidade brasileira”, desenvolvida por Paul Heritage com alunos da Graduação (dança e teatro) e Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP.

 

MESAS

 

Mesa EIXO 1 | Práticas e dramaturgias interculturais nas artes da cena

Integrantes: Prof. Ms. Paul Heritage (QMUL, UK) e Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro (UNESP, BR)

Mediação: Profa. Dra. Verônica Fabrini M. Almeida (UNICAMP, BR)

 

Mesa EIXO 2 | Artes da cena como prática política

Integrantes: Daniella de Araujo Lima (Dani Lima, PUC-RJ, BR) e Profa. Dra. Cibele Forjaz Simões (USP, BR)

Mediação: Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra, UNICAMP, BR)

 

Mesa EIXO 3 | Abordagens somáticas e modos de fazer cênicos: perspectivas transculturais

Integrantes: Profa. Dra. Jill I. Green (UNCG, USA) e Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici (UNICAMP, BR)

Mediação: Prof. Dr. Daniel Reis Plá (UFSM, BR)

bottom of page