O SIMPÓSIO
O Simpósio Internacional REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Artes da Cena da UNICAMP é um evento internacional, de periodicidade bienal, que tem como foco principal indagar, refletir e propor experiências conjuntas a partir de temáticas amplas que condensam questões emergentes, envolvendo as artes performativas e o contexto contemporâneo. A palavra “mito” designa aqui uma referência importante que, de alguma forma, se estabilizou no imaginário cultural como fonte de orientação coletiva, mas que necessita ser problematizada para continuar exercendo uma função vital na cultura. Daí a necessidade da crítica e da reelaboração dos “mitos”, para que as energias que estes condensam e simbolizam possam ser canalizadas criativamente, impulsionando a renovação necessária das formas de arte e de vida. Neste sentido, o Simpósio tem trabalhado com uma multiplicidade de estratégias e dispositivos - debates, workshops, residência artística, performances, mesas, entre outras atividades - articulando o aprofundamento reflexivo com experiências práticas e compartilhamentos, envolvendo participantes brasileiros e estrangeiros.
IV SIMPÓSIO
INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA
Universidade Estadual de Campinas
Reitor: Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles
Pró-reitora de Pós Graduação: Profa. Dra. Rachel Meneguello
Diretor do Instituto de Artes: Prof. Dr. Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Diretor associado: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Coordenador da CPG-IA: Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Junior
Coordenadora do PPG Artes da Cena: Profa. Dra. Maria Claudia Guimarães
REALIZAÇÃO
Programa de Pós Graduação em Artes da Cena
Coordenação Geral: Prof. Dr. Cassiano Sydow
CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici (UNICAMP)
Profa. Dra. Ana Cristina Colla (LUME/UNICAMP)
Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) (UNICAMP)
Profa. Dra. Holly Elizabeth Cavrell (UNICAMP)
Profa. Dra. Verônica Fabrini M. Almeida (UNICAMP)
Profa. Dra. Marisa Lambert (UNICAMP)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Cassiano Sydow (UNICAMP)
Prof. Dr. Daniel Tércio Ramos Guimarães (Universidade de Lisboa)
Prof. Dra. Denise Conceição Ferraz de Carvalho (Universidade de Brasilia)
Profa. Dra. Maria Claudia Guimarães (UNICAMP)
Profa. Dra. Ana Cristina Colla (LUME/UNICAMP)
Profa. Dra. Verônica Fabrini (UNICAMP)
Profa. Dra. Marisa Lambert (UNICAMP)
Profa. Dra. Holly Elizabeth Cavrell (UNICAMP)
Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) (UNICAMP)
Prof. Dr. Eduardo Okamoto (UNICAMP)
Profa. Dra. Gracia Navarro (UNICAMP)
Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi (UNICAMP)
Prof. Dr. Renato Ferracini (LUME/ UNICAMP)
COMISSÃO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO
Profa. Dra. Marisa Lambert (UNICAMP)
Doutoranda: Paula Marchini Senatore
Doutoranda: Renata Mendonça Sanchez
Mestranda: Ayeska Borenstein Ariza
Pós Doutorado Artes da Cena/ Lume: Maciej Rozalski
Mestranda: Dayane Ribeiro Santos
Doutoranda: Camilla Farias Ramalho
Doutorando: Fabio de Almeida Pimenta
COMISSÃO DE LOGÍSTICA DOS ESPAÇOS
Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) (UNICAMP)
Mestrando: Carlos Alberto Vieira Soares
Doutoranda: Giovanna Zottis
Doutoranda: Júlia Ferreira
Doutoranda: Michele Carolina Silva
COMISSÃO DE PRODUÇÃO/TÉCNICA
Profa. Dra. Verônica Fabrini M. Almeida (UNICAMP)
Doutoranda: Pamella Villanova
Doutoranda: Julia Prudencio
Mestrando: João Victor Muniz
COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO
Profa. Dra. Ana Cristina Colla (UNICAMP)
Profa. Dra. Holly Elizabeth Cavrell (UNICAMP)
Mestranda: Juliana Tiemi Anglas Tarumoto
Mestranda: Mônica Caldeira de Souza Ribeiro
Doutoranda: Andrea Itacarambi Albergaria
Doutorando: Gabriel Fernandez Tolgyesi
Doutorando: Rafael Mariano Garcia
Mestranda: Poena Viana Pereira
Doutorando: Fabio de Almeida Pimenta
COMISSAO DE APOIO A COORDENAÇÃO, SECRETARIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Prof. Dr. Cassiano Sydow (UNICAMP)
Doutoranda: Julia Carolina Favoreto Prudencio
Doutoranda: Leticia Frutuoso
COMISSÃO EDITORIAL E APOIO AS PUBLICAÇÕES
Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici (Revista Conceição/Conception)
Profa Dra. Silvia Geraldi (Revista Conceição/Conception)
Profa. Dra. Ana Maria Rodrigues Costa (Núcleo/ Caminhar)
Profa. Dra. Ana Cristina Colla (Núcleo/Cozinhar)
Profa. Dra. Marisa Lambert (Núcleo/Sonhar)
Pós Doutorando: Conrado Augusto Gandara Federici
ARTE GRÁFICA E ATUALIZAÇÃO DO SITE
Doutorando: Rafael Mariano Garcia
Doutorando: Fabio de Almeida Pimenta
Doutorando: Gabriel Fernandez Tolgyesi
PROGRAMAÇÃO DO SITE
Tiago Bassani
IV Simpósio Internacional
do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC)
Instituto de Artes da Unicamp
REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS
Artes performativas e formas de vida
Caminhar, Cozinhar, Sonhar
Nesta 4ª edição do Simpósio, partimos da constatação da multiplicidade de crises que afetam o mundo contemporâneo - de natureza ecológica, social, política, existencial - sinalizando, com crescente nitidez, o esgotamento de formas de vida hegemônicas que se espalharam pelo planeta. O sentimento de urgência em relação a necessidade de transformações profundas se expressa tanto no discurso científico sobre o Antropoceno e o colapso ambiental, como nas narrativas de povos tradicionais sobre a “queda do céu” e o “fim de um mundo”, que nos incitam a um enfrentamento radical das crises, sob o risco da inviabilização da própria vida na Terra. Mitologias do fim e recomeço, do tempo cíclico, da destruição e da renovação, estão presentes numa grande diversidade de culturas, inclusive a Ocidental. No Brasil, a consciência sobre tal período de transição parece ser particularmente aguda entre povos indígenas e afro-brasileiros, seja porque são as vítimas imediatas do processo colonial que iniciou tal destruição, seja pelo senso de ancestralidade e conectividade com a vida do planeta, que caracterizam suas cosmologias.
As artes performativas têm se afirmado como um campo privilegiado para a elaboração de tais inquietações, trazendo-nos referências vivas de outras culturas e tempos, colocando nossos modos de vida em perspectiva. O desejo de aproximação entre arte e vida, que surge com as vanguardas históricas no começo do século XX, reaparece no contexto contemporâneo numa atmosfera, muitas vezes, distópica. A discussão agora gira em torno das possibilidades das artes semearem experiências que possam produzir marcas e memórias, estimulando a renovação das formas de vida, em contraponto aos dispositivos biopolíticos que instrumentalizam os modos de existência. Neste sentido, o Simpósio pretende propor reflexões e atividades artísticas em torno de algumas “ações vitais”, ligadas à alimentação, às caminhadas e ao aprofundamento da relação com os sonhos, pontuadas por práticas de atenção e silêncio, produzindo assim “ritmos” entre o fazer e o refletir, o agir e o contemplar, o expandir e o recolher, trabalhando com uma noção expandida do fazer artístico, conectada às práticas cotidianas e suas possibilidades de ressignificação e potencialização.
Nesta direção, estamos propondo a composição de palestras e debates com experiências artísticas feitas em subgrupos, conduzidas por uma equipe de organizadores e pesquisadores convidados. Os trabalhos desenvolvidos nos subgrupos serão compartilhados e discutidos. Abriremos também a possibilidade de produção a posteriori, de papers e artigos sobre os temas e experiências desenvolvidas no Simpósio, que poderão ser publicados no site e na Revista da Pós-Graduação do Departamento de Artes da Cena (Conceição/Conception).
Os três eixos que nortearão o evento são:
1. Caminhar
O caminhar como prática de deslocamento corporal e perceptivo, ampliando e às vezes rompendo com padrões habituais de relação consigo, com o outro e com o ambiente. Estudos de diferentes abordagens da caminhada em contextos histórico-culturais e sociais distintos. O caminhar como prática estética, artística, a(r)tivista e pedagógica. O caminhar como desencadeador de escritas reflexivas e/ou poéticas e seus desdobramentos performativos. Elaboração de dispositivos distintos de caminhada, por diferentes espaços, envolvendo grupos ou não.
2. Cozinhar
Como o ato de cozinhar pode servir para repensar as nossas ideias sobre a arte e a separação entre a arte e a vida? Além de uma experiencia estética e comum na vida cotidiana, comer e cozinhar invocam memórias, sentimentos e a sensação de pertencimento, fornecendo ferramentas para a criação de projetos baseados no tempo que conduzem o público a pausar e a pensar, a reexaminar objetos e atos do dia a dia. Questionar e experimentar com nossos hábitos alimentares, sua conexão com nossas memórias, grupos a que pertencemos, trajetórias de vida e nossa relação com o meio ambiente são alguns tópicos a serem trabalhados com os pesquisadores que conduzirão este eixo de trabalho.
3. Sonhar
O sonhar e a partilha dos sonhos como método de conhecimento do mundo. A dimensão comunitária do sonho - campo de enraizamento, interação e empatia
com o coletivo. Sonhar como percepção do invisível, como o avesso do que é familiar. A prática do sonhar como um oceano de recombinações possíveis entre passado, presente e futuro. Construção de dispositivos que aproximam a atividade onírica do saber fazer arte. Como o sonho se insere no seu projeto criativo?
Como práticas transversais, que introduzirão e finalizarão os trabalhos de cada dia, serão propostos exercícios de atenção e silêncio, envolvendo todos os participantes, baseados em tradições contemplativas, especialmente do Budismo do Sul da Ásia. Tais práticas tradicionais são muito eficazes para interrupção do nosso envolvimento automático, físico e mental, com o cotidiano, abrindo espaço para uma percepção mais sutil da realidade e uma disponibilidade de conexão com o outro, estados estes fundamentais para as investigações propostas dentro dos grupos. A condução desses exercícios será feita por pesquisadores experientes, que têm desenvolvido investigações sobre a relação entre tradições contemplativas e processos artísticos de criação.